Um pouco sobre mim
 

 
Meu nome é Marlon Câmara Machado, eu nasci em 5 de maio de 1975 - deste modo tenho  23 anos de idade. Eu resido em Salvador, capital da Bahia, um estado do nordeste do Brasil. Eu sou formado em Informática pela Universidade Católica do Salvador, e trabalho em uma companhia de telecomunicações chamada Trilha, na área de telefonia por computador. No presente momento eu estou trabalhando no desenvolvimento de sistemas para integrar telefonia por computador com a Internet. Em minhas horas vagas, eu sou um apaixonado cactófilo!

Eu me mudei para Salvador quando eu ingressei na Univerdidade. Antes disso, eu vivi muito de meu tempo na cidade de Cruz das Almas, que é relativamente próxima a Salvador. Minha família ainda reside lá, e é lá que minha coleção de cactos é mantida - eu a visito aproximadamente duas vezes por mês, para cuidar de minhas plantas.

Meu pai possui uma fazenda próxima à cidade, onde crescem algumas espécies nativas de cactos - seis ao todo. Desde criança eu sou fascinado por estas belas e estranhas plantas. Minha paixão começou quando eu vi meu primeiro Melocactus, durante uma viagem de férias à cidade de Caldas do Jorro (uma estância hidromineral), no interior da Bahia. Eu comecei a cultivar cactos seriamente há oito anos atrás.

Devido aos meus anos de estudo na Universidade - e agora devido ao meu trabalho - eu não tenho tido tempo suficiente para expandir minha coleção, e também para viajar pelo interior da Bahia procurando por localidades onde crescem cactos, para poder observá-los e estudá-los em seus habitáts. Entretanto, durante este tempo, eu obtive - e devorei - muitos livros sobre cactos, e eu estou gradualmente aprendendo mais e mais sobre estas plantas maravilhosas. Eu planejo fazer mais viagens aos interiores de meu país no futuro próximo, com a intenção de estudar com maior proximidade as plantas em seus habitáts.

Eu sou um colecionador de cactos, eu amo suas formas magníficas e a sua facilidade de cultivo (eu estou tão acostumado a cultivar cactos e outras plantas suculentas que, sem nenhum exagero, posso afirmar que não consigo mais cultivar plantas mais exigentes!). Mas minha curiosidade não é satisfeita em apenas cultivá-los: I quero conhecer e compreender suas origens, ecologia, filogenia, morfologia, anatomia e fisiologia. Também quero conhecer e investigar suas relações com o ambiente. Em fato, eu desejo examinar todos os aspectos científicos que ajudem a explicar estas maravilhosas e formidáveis criações da natureza.

O fato é que eu amo Botânica, não apenas onde ela se aplica aos cactos, mas sim de forma geral, por admiração pela vida vegetal em todos os seus aspectos. Mas, apesar desta vocação, eu não estudei nada relacionado a esta disciplina na Universidade. Porém, eu não estou arrependido de minhas escolhas - eu gosto muito de Informática, eu possuo grande facilidade nesta área, que por agora também é meu "ganha-pão". Porém, eu não tenciono permanecer na profissão de Analista de Sistemas por muito tempo. Eu planejo estudar Botânica no futuro próximo. Minha intenção é me tornar um pesquisador da família Cactaceae. Embora eu já esteja estudando e me preparando, por já ter tido a oportunidade de completar um curso universitário sei o quanto uma formação acadêmica é importante para a realização de uma atividade científica.

Eu não sou um especialista em cactos brasileiros, muito pelo contrário, eu estou bem distante deste status! Eu conheço apenas um pouco da flora nativa - e este fato me aborrece - eu conheço mais sobre cactos dos Estados Unidos e México - devido à maravilhosa literatura publicada a respeito deles - do que sobre os cactos nativos de meu país. Eu os tenho descoberto desde apenas um par de anos atrás. Mas eu estou estudando bastante para que possa aprender mais sobre as plantas nativas do Brasil. Assim, eu me considero um aprendiz, e este site é um modo para que eu possa estudar e aprender sobre os cactos brasileiros - e também um um modo de compartilhar o conhecimento que eu estou reunindo com outros membros da comunidade de amadores de cactos e suculentas.
 


 
Página concebida e criada por Marlon Machado
Envie comentários para   marlon@brcactaceae.org 
Melocactus margaritaceus