O logotipo do Projeto Cactáceas Brasileiras
 
 
A intenção que tive quando eu pedi para meu amigo Kazuya Yamane desenhar um logotipo para este site foi a de mostrar alguns dos cactos mais representativos de meu país. Assim, eu escolhi o Mandacaru, o Xique-Xique e a Cabeça-de-Frade como os cactos símbolos para meu site. Estes cactos são também bastante conhecidos pela maioria dos brasileiros. 

O cacto arborescente é o Mandacaru, nome popular da espécie Cereus jamacaru, um cacto amplamente distribuído pelo território nacional, sendo um símbolo da região Nordeste do país. 

O cacto arbustivo é o Xique-Xique, nome popular da espécie Pilosocereus gounellei, um cacto característico de muitas das regiões semi-áridas do Nordeste brasileiro. 
  
O pequeno cacto globular é uma Cabeça-de-Frade (também conhecido por Coroa-de-Frade), nomes populares aplicados às espécies de Melocactus and Discocactus que ocorrem no Brasil. Estes nomes populares são uma referência ao cefálio de cerdas coloridas que estas plantas desenvolvem na maturidade, reminiscente de um capuz de frade. Especificamente, a espécie mostrada na figura é um Melocactus margaritaceus, uma espécie ameaçada, nativa das regiões costeiras dos estados do Nordeste brasileiro. 

Eu sou grato a Kazuya pela maravilhosa e inesquecível figura que ele desenhou para meu site! 
 

  

 
Página concebida e criada por Marlon Machado
Envie comentários para   marlon@brcactaceae.org 
Melocactus margaritaceus