Conservação dos cactos nativos do Brasil

Meu país está se transformando muito rápidamente, e isto têm significado bastante destruição ambiental. Nem todos os brasileiros possuem uma consciência ecológica, direcionada ao desenvolvimento de uma vida em harmonia com a natureza, visando sua preservação - uma vida em equilíbro com o ambiente. De fato, a maioria das pessoas é indiferente à destruição do ambiente que está acontecendo. Eles dizem "é necessário preservar a floresta Amazônica" - mas eles não fazem nada a respeito, e não fazem nada para proteger a flora existente em seus próprios quintais.

As pessoas que desmatam e destroem a vegetação nativa em ordem para estabelecer plantações e pastos são em geral inconscientes daquilo que estão fazendo - inconscientes da importância de preservar um pouco da flora e da fauna. Entretanto, estas pessoas algumas vezes estão conscientes daquilo que estão fazendo, e mesmo assim colocam seus interesses pessoais acima dos interesses da humanidade. Nenhuma destas pessoas pensa no futuro - apenas nos ganhos imediatos que elas possam obter.

Os cactos nativos, como parte integrante dos diversos ecossistemas que ocorrem em meu país, também eles estão sendo destruídos. Nós estamos afetando sua distribuição, isolando suas populações mais e mais, e infelizmente nós estamos até mesmo perdendo alguns táxons. O que isto irá significar para a evolução destas plantas é impossível de se predizer e visualizar.

Eu pessoalmente almejo ter um papel de importância na conservação destas plantas, e de muitas outras plantas da magnífica flora de meu país. Eu quero poder conhecê-las e estudá-las em seus habitáts, e também quero que as gerações futuras possam fazer o mesmo.

Talvez algumas pessoas estejam pensando que eu estou sendo alarmista - isto pode ser verdade. Porém, um velho provérbio de minha terra diz que "é melhor prevenir que remediar", e eu acredito que, se demorarmos muito a tomar uma iniciativa, então poderá ser muito tarde para que possamos reverter a situação.

Esta seção irá conter textos que abordarão o status de conservação dos diversos ecossistemas do Brasil, e também textos sobre as atitudes e posturas que estão sendo tomadas, e sobre os projetos que estão sendo realizados com o intuito de preservar nossa flora silvestre.

Por favor gaste um minuto a mais de seu tempo, e cuidadosamente leia e estude o Código de conduta IOS - uma compilação excelente de instruções que nós deverímos utilizar para governar nossos atos e relacionamentos com cactos e todas as outras formas de vida silvestre.
 


 
Página concebida e criada por Marlon Machado
Envie comentários para   marlon@brcactaceae.org 
Melocactus margaritaceus